terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Milk

Estou de férias e por isso há que aproveitar para meter todos os filmes em dia. Os escolhidos de hoje foram Slumdog Millionaire e Milk. Sobre o primeiro não irei adiantar grande coisa para alem de ter gostado muito. Sobre o segundo, irei sim, comentar alguma coisa, uma vez que é relevante para os dias que correm.
Harvey Milk foi um activista gay dos anos 70. Saiu do armário quando fez 40 anos e até à sua morte lutou por aquilo que considerava serem os direitos fundamentais dos gays, o ser reconhecido como pessoa, normal, plena nos seus direitos e deveres como qualquer outro cidadão. Lutou contra a proposta 6 nos EUA e conseguiu ser eleito para a câmara municipal de São Francisco como o primeiro elemento assumidamente homossexual. È em grande parte a ele que devemos muito do reconhecimento obtido como pessoas perfeitamente normais, uma vez que até há bem pouco tempo atrás éramos definidos como doentes.
Não conseguiu tudo na sua geração, mas deu os primeiros passos naquilo que é actualmente um reconhecimento global crescente nas várias sociedades ocidentais e orientais, onde actualmente vem explicitamente nos códigos civis que ninguém deve ser descriminado pela sua orientação sexual, o que por sua vez vem dar abertura para as recentes discussões sobre o casamento homossexual.
Todos os gays no mundo devem um “Muito Obrigado” a Harvey Milk.
Já agora, Sean Penn merece a nomeação e até a vitória do Óscar pela tão soberba interpretação no filme.

Nenhum comentário: